Golfinho é encontrado morto na Praia de Maragogi

Um golfinho foi encontrado morto nas primeiras horas da manhã desta quinta (02), na Praia de Maragogi, em frente a um restaurante na orla da cidade. O animal, que supostamente morreu encalhado, aparenta ter aproximadamente 1,5m de comprimento e já estava no início do processo de decomposição.

Por causa do mau cheiro, segundo testemunhas, populares teriam amarrado uma corda no corpo do animal e arrastado ele até o entorno do Rio dos Paus, próximo à praia do Burgalhau, em um trecho de manguezais.

Segundo o analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade Marinha (ICMBio), Iran Normande, por causa de determinação do governo federal e da retirada da base do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) em Alagoas, não é mais possível, por enquanto, atender a todas as ocorrências de animais encalhados na região da APA Costa dos Corais. “Antes, o animal estando vivo ou morto, a gente se deslocava e fazia a análise da espécie em qualquer local da APA. Mas agora não é possível mais fazer esse tipo de trabalho ainda”, contou.

De acordo com um dos pesquisadores do ICMBio, Pitátogas Viana, o procedimento, quando há uma equipe técnica é realizar a biometria e, em caso de decomposição, uma coleta de material biológico. “Como estamos em uma fase de mudança na gestão federal do Instituto, ainda não foi definido, mas há um interesse do ICMBio em implantar o Programa de Monitoramento de Praia, para atender a esse tipo de ocorrência com maior abrangência”, informou.

A carcaça do animal, entretanto, deve ser enterrada na areia, acima do preamar (nível máximo de uma maré cheia) por órgãos municipais.

A denúncia foi realizada por um ouvinte da Rádio Maragogi e repassada à reportagem pelo radialista Marcos Menino.

 

 

COMENTÁRIOS