Asfalto cede e Defesa Civil evacua bloco de apartamentos no Pinheiro

Medida foi tomada preventivamente; postes afundaram na Rua Augusto Calheiros

A tempestade que atinge Maceió nesta segunda-feira (28) trouxe ainda mais transtornos para os moradores do Pinheiro e parte do bairro está sendo evacuada pela Defesa Civil. Com as chuvas, novos buracos se abriram no asfalto e em calçadas de residências e até mesmo postes de alta tensão acabaram afundando. 

Os problemas foram registrados principalmente na Rua Augusto Calheiros, que está sendo interditada para o tráfego de veículos. Motoristas que passam por lá estão sendo orientados a pegar desvios, já que há riscos de mais pontos da pista cederem devido ao peso dos veículos.

Moradores do Edifício Gameleira, no Bloco 13-A do Jardim Acácia, estão sendo evacuados pelos técnicos da Defesa Civil e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Na mesma rua, também está localizado o Bloco 12-A, mas esse não será evacuado. Helicópteros sobrevoam o bairro para acompanhar a situação.

"A rua estava cheia de carros. Saímos batendo nas portas para o pessoal tirar os carros. Essa evacuação é mais por precaução mesmo, porque o prédio não apresenta nenhuma fissura. É uma precaução até porque a rua está sendo isolada", explica Diego França, engenheiro da Defesa Civil de Maceió.

Uma escola localizada na região também foi evacuada devido ao aparecimento de fissuras. Equipes estão circulando pelo bairro e outras duas avenidas serão interditadas para o trânsito de forma também preventiva, já que há mais previsões de chuva para o dia. Um escritório jurídico foi interditado pelo órgão.

"Por questão de segurança, estamos pedindo para que as pessoas não passem nessa área, já que não temos a noção do que está acontecendo. Estamos junto com o CPRM avaliando a situação para tomar as medidas cabíveis", coordenadora de Monitoramento e Avaliação Social da Defesa Civil Municipal, Joanna Borba.

Morador da localidade, Geraldo Vasconcelos, participante do grupo SOS Pinheiro, criticou a ausência do prefeito Rui Palmeira. "É necessário que o prefeito tome consciência do problema e esteja presente do bairro. Cadê ele aqui? Chega todo mundo aqui, a Defesa Civil com sua pequena estrutura, mas o prefeito em si até hoje não esteve no bairro". 

Ele também reclamou da não execução de projetos de saneamento e drenagem. "Essa situação vai complicar mais ainda, porque não temos o projeto de drenagem e saneamento pronto. Isso foi recomendado à Prefeitura desde julho pela CPRM. O projeto de saneamento começou e parou e o de drenagem não fizeram e sequer limparam as galerias. Quem estava limpando as galerias hoje eram os moradores".

Em nota, a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), já havia informado dos riscos da tempestade tropical para o bairro. "O volume de chuva registrado até o momento e a continuidade da mesma pode ultrapassar os 50 mm/dia e causar transtornos na região vulnerável do bairro do Pinheiro".

As chuvas foram causadas por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis no Oceano Atlântico, próximo à costa de Alagoas. Além do Litoral, em especial a Região Metropolitana, também estão sendo atingidos o Baixo São Francisco e a Zona da Mata.

 

Fonte: gazetaweb.com

 

 

COMENTÁRIOS