Rosberg aproveita novo azar de Hamilton, garante pole do GP da Rússia e iguala marca de Lauda e Piquet na F1

É de Nico Rosberg a pole-position do GP da Rússia de F1. Sem surpresas, a Mercedes foi a grande protagonista do treino classificatório deste sábado (30) em Sóchi, apenas com o alemão brigando pela posição de honra do grid. Isso porque Lewis Hamilton sequer participou do Q3 depois de enfrentar problemas na sua unidade de potência, tendo de largar em décimo. Melhor para o líder do campeonato, que deu mais uma amostra da sua grande fase na carreira, e isso se traduz nos números. Depois de vencer as seis últimas corridas — sendo as três primeiras de 2016 —, Rosberg alcançou neste sábado sua 24ª pole, igualando dois lendários pilotos da F1: Nelson Piquet e Niki Lauda.

Com muitos pilotos na pista desde o início, o Q1 teve a busca incessnte pelas melhores marcas, tanto que todos os competidores deixaram os boxes usando pneus supermacios. Logo de cara, as duas Mercedes se garantiram no Q2 sem esforço: Hamilton cravou 1min36s518, 0s166 à frente de Rosberg, vencendo o primeiro dos três duelos contra seu companheiro de equipe.

A dúvida mesmo era saber quais seriam os eliminados na primeira fase da classificação. Depois de um terceiro treino muito frustrante com o último lugar na sessão, Felipe Nasr tinha momentaneamente o quinto tempo, mas apenas 11 pilotos tinham marcado volta rápida restando oito minutos para o fim do Q1, quando Rosberg destronou Hamilton do primeiro lugar ao cravar 1min36s119.

Hamilton sequer entrou na pista para o Q3. A Mercedes informou que a unidade de potência do carro #44 apresentou problemas, inviabilizando a participação do tricampeão na fase final da classificação. Assim, o caminho ficou livre para Rosberg garantir a pole.

No começo, Vettel marcou o melhor tempo do Q3, mas era sabido que o alemão perderia cinco posições no grid. Assim, Rosberg acelerava na Rússia para assegurar a pole e partir para a conquista de mais uma vitória na temporada. Nico anotou 1min35s417 e, sem adversários, faturou sua 24ª pole na carreira, igualando ninguém menos que Niki Lauda e Nelson Piquet.

 

FOnte: msn.com

 

COMENTÁRIOS