Quase metade dos municípios de AL oferece serviço de internet popular
Dados do levantamento são referentes ao primeiro trimestre de 2013. Estimativa é que serviço contemple todas as cidades até o final de 2014.

Dos 102 municípios alagoanos 47 já possuem serviço de banda larga, segundo dados do Ministério da Comunicação (MiniCom). Eles fazem parte dos 3.200 municípios brasileiros beneficiados pelo acordo celebrado entre o Ministério das Comunicações e as concessionárias de telefonia em 2011, para a oferta da banda larga popular.
Segundo o levantamento em Alagoas, já estão inclusos nos serviços de banda larga popular os municípios de: Barra de São Miguel, Belém, Belo Monte, Boca da Mata, Campo Grande, Canapi, Capela, Coqueiro Seco, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Flexeiras, Igaci, Igreja Nova, Jacaré dos Homens, Jacuípe, Japaratinga, Jequiá da Praia, Junqueiro, Maceió, Maragogi, Maravilha, Mar Vermelho, Mata Grande e Minador do Negrão.
Além de Monteirópolis, Murici, Novo Lino, Olho D'Água das Flores, Olho D'Água do Casado, Olho D'Água Grande, Palestina, Pão de Açúcar, Pilar, Pindoba, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santa Luzia do Norte, Santana do Mundaú, São José da Laje, São José da Tapera, São Luís do Quitunde, São Sebastião, Tanque D'Arca, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.
Por meio da parceria entre MiniCom e concessionárias, as teles comercializam pacotes de acesso à web nos moldes do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL): velocidade de 1 mega a R$ 35 mensais (com impostos). Todos os municípios brasileiros devem ser atendidos pelas operadoras até o fim do próximo ano.
Simultaneamente, a Telebras (empresa estatal responsável pela execução do PNBL) também está trabalhando para levar banda larga a todas as cidades do país. Para tanto, já construiu mais de 25 mil km de redes de fibras ópticas, capazes de atingir, inclusive, as localidades onde ainda não há oferta por parte das concessionárias.
A rede da Telebras chega até a entrada dos municípios. De lá, pequenos e médios provedores captam o sinal e levam a conexão até a casa do cidadão pelo preço do PNBL. A oferta da Telebras e de seus parceiros chega, atualmente, a 268 municípios em 13 Estados, além do Distrito Federal.
Fonte: g1.globo.com