Construção antiga é encontrada em Porto Calvo

Construção antiga é encontrada em Porto Calvo

Resquícios de uma construção antiga foram encontrados na tarde dessa segunda-feira (29) durante a execução de uma obra viária na Rua do Varadouro, em Porto Calvo, a 100 km de Maceió, na região Norte de Alagoas. O achado atraiu dezenas de “caçadores de tesouros”, crentes de que ali havia moedas e metais preciosos. Os populares passaram toda a noite e vararam a madrugada escavando o local.

De acordo com o diretor municipal de Cultura, Adelmo Monteiro, a construção é uma espécie de arco, provavelmente resquícios arquitetônicos da época da movimentação e ocupação holandesa / ibérica.

Ele lamentou, entretanto, que os moradores tenham destruído a estrutura em busca de botijas: tesouros antigos que estariam enterrados. Nada foi encontrado.

“O que mais chamou a atenção foram tijolos revestidos com um material brilhoso. Eu recolhi alguns”, disse Monteiro, que vai informar o achado à Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Alagoas.

Além de botijas, os moradores reavivaram a crença de que no subsolo da histórica Porto Calvo existe uma rede de túneis escavados no século 17 pelos portugueses ou holandeses (não há um consenso acerca da autoria) e que serviam à logística da guerra, como também eram utilizados como rota de fuga ante as intensas refregas entre os exércitos adversários.

“Eles acreditam que o arco é, na verdade, a entrada para essa rede de túneis, mas nada disso ficou comprovado até agora”, ponderou o diretor municipal de Cultura.

A estrutura foi encontrada durante a construção do anel viário, obra pública executada pela prefeitura, por volta das 17 horas dessa segunda-feira (29).

 

Fonte: gazetaweb.com

 

COMENTÁRIOS