Maurício de Nassau é credenciada pelo MEC como Centro Universitário

UNINASSAU Maceió adquire autonomia para ofertar cursos de graduação e pós-graduação

A Faculdade Maurício de Nassau, unidade Maceió, foi credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) como Centro Universitário. Com a publicação, a instituição passou a ser UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau. A mudança possibilita a oferta de novos cursos de graduação e pós-graduação, além de ampliar as atividades de pesquisa e extensão. A instituição oferece mais de 40 cursos de graduação, além dos de pós-graduação, Cursos de Educação a Distância (EAD) e técnicos. 

O reconhecimento do MEC foi comemorado na noite desta quinta-feira (13), no auditório da unidade Farol, em Maceió, com a participação do fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional, Janguiê Diniz, autoridades e colaboradores. Na ocasião, foram empossados o Reitor, Janyo Diniz, o Vice-Reitor, Pedro Guedes e os Pró-Reitores para o quadriênio 2016/2020.

"É um trabalho de oito anos. Iniciamos como uma pequena faculdade e hoje, com mais de 40 cursos, somos reconhecidos pelo MEC como um Centro Universitário. Graças a uma infraestrutura abalizada, corpo docente titular no mestrado e doutorado, com projetos de responsabilidade social, sustentabilidade econômica e financeira do grupo", ressaltou Janguiê. 

O presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional destacou a importância do reconhecimento da UNINASSAU para o grupo. "O MEC só credenciado uma instituição como centro universitário após uma avaliação muito rígida, uma série de indicadores. E ser aprovado em todos eles, comprova a qualidade de ensino da instituição e o reconhecimento do Ministério da Educação para chancelar a faculdade como Centro Universitário. É um prêmio para o trabalho de todos os colaboradores, todos os alunos do que fazem parte da UNINASSAU", disse Janguiê.

Com a certificação, a UNINASSAU adquire autonomia para organizar os programas educacionais e ofertar cursos de graduação e pós-graduação que atendam as demandas de mercado. O Centro Universitário também poderá emitir e registrar os diplomas dos estudantes, agilizando o processo de graduação.

O reitor Jânyo Diniz afirmou que o credenciamento aumenta a responsabilidade na formação de cidadãos competentes, qualificados e preparados para o mercado de trabalho. "A transformação aumenta a nossa responsabilidade como formadores de agentes sociais e com o desenvolvimento da nossa comunidade. A autonomia permite entender qual a demanda do estado e com a criação de novos cursos ou a ampliação de novos blocos atender as necessidades do mercado. Os maiores beneficiados serão os estudantes", destacou.

Entre os critérios de qualidade avaliados pelos especialistas do Ministério da Educação, foram analisados: infraestrutura, responsabilidade social, interação com a comunidade, sustentabilidade, corpo docente, entre outros. 

"O credenciamento é o reconhecimento do esforço de todos os colaboradores e do compromisso de todos os estudantes. Agora temos autonomia para atender as demandas da região e preparar os estudantes para o mercado de trabalho", acrescentou o vice-reitor da Instituição, Pedro Guedes.

O secretário de Estado da Comunicação, o jornalista Enio Lins, enfatizou a importância da conquista para Alagoas. "Qualquer sociedade precisa de uma universidade. E o Brasil padeceu muito, mas hoje temos grandes instituições. Alagoas só tem a se beneficiar com o alto nível, o excelente corpo docente, toda estrutura dotada de capacidade para formar os alagoanos para os mais exigentes mercados de trabalho". 

No campus Farol, a instituição oferece cursos tecnológicos e de graduação nas áreas de exatas, humanas e saúde. No Bloco Ponta Verde, são ministrados cursos das áreas de Exatas e Humanas, além de graduações em cursos tecnológicos. 

 

A professora e coordenadora do curso de Nutrição, Larissa de Carvalho, contou que as expectativas são as melhores. "Acreditamos que o ensino irá melhorar ainda mais. Já trabalhamos para oferecer um ensino de qualidade e com a certificação, esperamos expandir na questão de pesquisa e extensão, expandir o conhecimento do aluno e preparar cada vez mais para o mercado de trabalho".

 

Fonte: gazetaweb.com

 

COMENTÁRIOS